A relação entre o processo e o produto na escrita do texto

Autores

  • Edson Nascimento Campos UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte - Minas Gerais/ BRASIL

Palavras-chave:

educação, pedagogia

Resumo

Sem resumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Nascimento Campos, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte - Minas Gerais/ BRASIL

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Nos últimos anos, a partir de 2009, vem atuando como professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais, com exercício na Graduação e na Pós-Graduação,envolvido com o tema geral da Educação da Linguagem. Tem experiência na área de Letras e Educação , com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de textos, gênero textual, dialogismo, estratégia textual , Língua Portuguesa e Didática. Com tais temas, atua na área da Educação e Formação Humana,com ênfase na Formação Docente para a educação da linguagem com desdobramentos que incidem sobre o Letramento na Educação Fundamental , Média e Superior. Vem exercendo a docência da disciplina Construção Textual: gêneros, tipos textuais e práticas de linguagem ( I, II e III) na PUC/MG, junto ao Prepes, no Curso de Especialização em Língua Portuguesa. .Além disso, o professor veio atuando , de 1 de agosto de 2006 a 31 de agosto de 2009, como Coordenador Pedagógico do Núcleo Permanente de Aperfeiçoamento Pedagógico ( NPAP), da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, do Centro de Ensino Superior de Vespasiano, na cidade de Vespasiano (MG).A partir de 01/09/2009, assume ele a função de Professor Visitante, como bolsista da FAPEMIG, junto à Universidade do Estado de Minas Geraiis (UEMG), nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Campus de Belo Horizonte. Com essa bolsa da FAPEMIG, o professor desenvolve, ainda, neste ano de 2009, projeto de pesquisa dentro do eixo temático Didática e Conteúdos Específicos de Ensino, envolvendo a articulação das categorias conceituais de gênero, dialogismo,enunciação, gramática,escrita , letramento, leitura, Divulgação Científica, jornalismo infantil. Além desse projeto, atua em outro, coordenado pelas professoras Lana Mara de Castro Siman e Júnia Sales Pereira, como um dos pesquisadores , mobilizados e articulados dentro do tema Ensino de História, Educação da Linguagerm e Educação Museológica, em torno do título Tematizando os ofícios, Caixa Virtual de História: Abordagem de Temas do Museu de Artes e Ofícios nas visitas escolares. Em 2010, o professor atua como Docente Designado junto ao Curso de Graduação da Faculdade de Educação (FAE/UEMG), com a disciplilna Pesquisa em Educação , e como professor de Disciplina Eletiva, ministrada no Programa de Pós-Graduação ( FAE/UEMG), com o seguinte título: Educação e Mediação: Linguagem, Dialogismo,Gênero do Discurso.Ainda em 2010, ministrou, no Mestrado em Educação ( FAE/UEMG), a disciplina eletiva Escrita em Educação: Gêneros e Tipos Textuais. É professor admitido ao quadro de Professores Permanentes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade da Educação (UEMG) a partir de Parecer da CAPED ( Comissão e Avaliação e Permanência de Docentes), homologado pelo Colegiado de Pós-Graduação em 04/05/2011 e comunicado aos candidatos pelo ofício (OF/Mestrado/FaE/UEMG N 017/2011) de 04/05/2011.A partir do segundo semestre de 2011, passa a atuar, apenas no Curso de Graduação em Pedagogia ( FaE/UEMG ), ministrando a disciplina Pesquisa em Educação, ainda que esporadicamente ministre a Discplina Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologias na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Participa na FaE/UEMG, como um dos Coordenadores ( e Pesquisadores ) do Grupo de Pesquisa do Mestrado em Educação, Educação, Arte e Linguagem. Integra, ainda, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa Educação, Memória e História ( Fae/UEMG: Mestrado em Educação).A partir de março de 2012 reintegra, na condição de Professor Adjunto, o quadro de professores da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH) e se afasta da FaE(UEMG) em dezembro de 2012.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Nascimento Campos, E. . (2023). A relação entre o processo e o produto na escrita do texto. Educação Em Revista, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41207

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.