A aquisição inicial de vocabulário por crianças com Síndrome de Down: os papéis do desenvolvimento cognitivo e da linguagem materna

Autores

  • CLAUDIA CARDOSO MARTINS Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. , UFMG-AV. ANTONIO CARLOS , 6627, CAMPUS PAMPULHA, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34996270, Fax: (31) 34995042

Palavras-chave:

educação, pedagogia

Resumo

Sem resumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLAUDIA CARDOSO MARTINS, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. , UFMG-AV. ANTONIO CARLOS , 6627, CAMPUS PAMPULHA, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34996270, Fax: (31) 34995042

Professora Titular aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); é Professora colaboradora do Programa de pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento do Departamento de Psicologia da UFMG. É doutora em Psicologia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA, 1984) com pós-doutorado na University of Denver (EUA, 1999-2000) e na Yale University (EUA, 2009-2010). Foi fellow da Eisenhower Foundation no programa ?Eisenhower Exchange Fellowships? (EUA, 1991) e professora visitante do Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LLILAS) da University of Texas in Austin (EUA, 2014). Foi membro efetivo do Comitê de Psicologia e Ciências Sociais do CNPq. Foi professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG entre agosto de 2014 e julho de 2015. Foi membro do corpo editorial das revistas Psicologia Reflexão & Crítica e Applied Psycholinguists. Possui 27 orientações de mestrado e 06 orientações de doutorado concluídas. O foco da sua pesquisa é a aquisição da linguagem e da leitura em crianças com desenvolvimento típico e crianças com transtornos do desenvolvimento. Seus trabalhos têm sido publicados em várias revistas acadêmicas, incluindo, Psicologia Reflexão & Crítica, Paidéia, Journal of Educational Psychology, Reading and Writing, Scientific Studies of Reading, Journal of Experimental Child Psychology, Journal of Learning Disabilities, e Cognition. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-1D) e co-coordenadora do Laboratório de Estudos e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD) da UFMG.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

CARDOSO MARTINS, C. . (2023). A aquisição inicial de vocabulário por crianças com Síndrome de Down: os papéis do desenvolvimento cognitivo e da linguagem materna. Educação Em Revista, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41210

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.