AS VISÕES GLOBAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS NO ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA

Autores

  • Adriano Ineia Universidade Federal de Santa Maria
  • ROGÉRIO CORRÊA TURCHETTI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • WALTER PRIESNITZ FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • ANGELA ISABEL DOS SANTOS DULLIUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • RICARDO MACHADO ELLENSOHN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Ensino de sustentabilidade na engenharia. Evolução do ensino de engenharia, Sustentabilidade.

Resumo

A finalidade deste estudo é mapear a atual situação das pesquisas no ensino de engenharia sob a perspectiva da sustentabilidade, os pacotes de bibliometrix e biblioshiny foram empregados para realizar a mineração de dados e análise quantitativa de publicações nessa área do conhecimento entre 2012 a 2022 no banco de dados da Web of Science. Os resultados demonstraram que nos últimos 10 anos, o número de artigos sobre o ensino de sustentabilidade na engenharia aumentou. O aumento foi gradativo e pode ser divididas em três etapas, entre 2012 e 2016 as publicações oscilaram de 130 a 150, de 2017 a 2019 as publicações passaram de 150 a 190 e de 2020 a 2021 superou os 200 artigos. Os principais países em termos de desenvolvimento de pesquisas na área de ensino de sustentabilidade na engenharia são os Estados Unidos, Espanha, China, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Canadá e Itália, além de serem os países mais importantes para a cooperação internacional nessa área. Desenvolvimento sustentável, educação em engenharia, estudantes, educação, currículo, ensino e sustentabilidade foram as palavras-chaves mais citadas nessa área nos últimos 10 anos.Dentro desse campo despontam como temas de pesquisas o emprego das metodologias ativas, desenvolvimento sustentável, boas práticas pedagógicas e de sustentabilidade, além da construção de competências e habilidades. O ensino de sustentabilidade na engenharia é uma temática relativamente nova, entretanto, devido a urgência do tema muitos estudos foram desenvolvidos e muitos outros estão se desdobrando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Ineia, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2018). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (PPGeng), com área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando em Educação pela (UPF). Atuo em pesquisas na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição de solos, sustentabilidade aplicada a remedição de solos, nanotecnologia com ênfase em Nanobiorremediação de solos. Engenheiro de Segurança de Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Pos-graduado em (GEM) Gestão, Empreendedorismo e Marketing, e (FIB) Finanças, Investimento e Banking pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS), Especialista (Lato Sensu) em Educação Profissional e Tecnológica, em Gestão da Orientação e Coordenação Educacional, e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica, com habilitação em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUL). Atuo como engenheiro civil autônomo e trabalho no SESI/RS na área de educação e tecnologia.

ROGÉRIO CORRÊA TURCHETTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Sistemas de Informação (UFN 2001), mestrado em Engenharia de Prod. ênfase em Tec de Informação (UFSM 2006) e doutorando em Informática (UFPR). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: tolerância a falhas, redes de computadores, redes definidas por software e funções virtualizadas de rede.

WALTER PRIESNITZ FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutor em Segurança de Informação pela Universidade de Lisboa (UL) - Instituto Superior Técnico (IST) em Portugal, com período sanduíche no InstituteofAppliedInformationProcessingand Communications (IAIK) da Graz Universityof Technology (Áustria) - 2018. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2003. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (UFN) - 1999. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC pela portaria N° 1.751, de 27 de outubro de 2006. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/CTISM, atuando nos cursos de Redes de Computadores (Graduação) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança de Informação e Redes de Computadores, tendo interesse, principalmente, nos seguintes temas: segurança da informação e sistemas de informação. Atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT).

ANGELA ISABEL DOS SANTOS DULLIUS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Odontologia (UFSM), Especialização em Odontologia Restauradora (UFRGS), Mestrado Profissional em Odontologia (SLMandic) e Doutorado em Odontologia - ênfase em Epidemiologia (ULBRA). Possui graduação em Matemática com graduação em Física (FIC-UFN), Mestrado em Métodos Quantitativos (UFSM), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM) e Especialização em Estatística Aplicada (UNOPAR). Atualmente é Professor Associado Nível IV da Universidade Federal de Santa Maria, vinculado ao Departamento de Estatística. É professora do Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa e do Curso de Bacharelado em Estatística-UFSM. É professora de Bioestatística Odontológica e Análise Demográfica para o Curso de Bacharelado em Estatística. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Bioestatística -GEPEBio-UFSM. Membro do Observatório de Dados COVID-19 / UFSM. É avaliadora do INEP (MEC-SINAES) para abertura de cursos. Foi Coordenadora Substituta do Curso de Bacharelado em Estatística / UFSM (2019-2021). Colaborou com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, na análise de dados e ministrando disciplinas, e foi Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia de 2012 a 2017. É membro do Conselho Municipal da Saúde de Santa Maria, RS (Sedufsm/Suplente). Atualmente está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ( PPGEPT/UFSM) como professora Permanente desde 2021. Tem experiência nas áreas de Probabilidade, Estatística, Bioestatística, Epidemiologia, Educação, Demografia.

RICARDO MACHADO ELLENSOHN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Química Orgânica (Enamino Compostos) pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado em Síntese Orgânica (Organometálicos e Síntese Total) pela Universidade de São Paulo- USP (2000). Pós-Doutoramento em Síntese Quiral (Compostos com atividade biológica) pela UNICAMP (2001). MBA Executivo em Gestão Empresarial (2009) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM (2012). Foi Professor Adjunto e Coordenador de Estágio da Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2009-2010). Coordenador titular dos cursos de Química Industrial e Licenciatura Plena em Química da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Coordenador dos cursos de Pós Graduação Lato sensu em Gestão e Análise Ambiental e Gestão da Qualidade. Atuou como Diretor do Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias da mesma universidade (UNOPAR - 2003 - 2010). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Fitossanitários e Alimentos. Auditor Ambiental com cadastro de auditor líder no Instituto Ambiental do Paraná - IAP (2008 - 2010). Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de fitossanitários na Milenia Agrociências S/A (2001 - 2004) e como Gerente Industrial da A. M. Goldstein Alimentos do Brasil Ltda (2005 - 2007). Foi professor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi (2010 - 2013) onde atuou também como Coordenador de Área do projeto PIBID em Química e membro de diversos Colegiados e Comissões (Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão, Comitê Institucional de Pesquisa, Colegiado do curso de Licenciatura em Química, Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Química, Comissão de Avaliação de Estágios Probatórios), ainda atuou com como consultor Ad hoc e membro do Conselho Institucional de Pesquisa do IF Farroupilha. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS onde também atuou como Coordenador Acadêmico (2016 - 2020), também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM. Atua ainda como consultor Ad Hoc de diversos periódicos e como avaliador do INEP/MEC para Credenciamento Institucional desde 2018.

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Ineia, A., CORRÊA TURCHETTI, R., PRIESNITZ FILHO, W., ISABEL DOS SANTOS DULLIUS, A., & MACHADO ELLENSOHN, R. (2023). AS VISÕES GLOBAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS NO ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA . Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41308

Edição

Seção

Artigos