AS VISÕES GLOBAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS NO ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA
Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Ensino de sustentabilidade na engenharia. Evolução do ensino de engenharia, Sustentabilidade.Resumo
A finalidade deste estudo é mapear a atual situação das pesquisas no ensino de engenharia sob a perspectiva da sustentabilidade, os pacotes de bibliometrix e biblioshiny foram empregados para realizar a mineração de dados e análise quantitativa de publicações nessa área do conhecimento entre 2012 a 2022 no banco de dados da Web of Science. Os resultados demonstraram que nos últimos 10 anos, o número de artigos sobre o ensino de sustentabilidade na engenharia aumentou. O aumento foi gradativo e pode ser divididas em três etapas, entre 2012 e 2016 as publicações oscilaram de 130 a 150, de 2017 a 2019 as publicações passaram de 150 a 190 e de 2020 a 2021 superou os 200 artigos. Os principais países em termos de desenvolvimento de pesquisas na área de ensino de sustentabilidade na engenharia são os Estados Unidos, Espanha, China, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Canadá e Itália, além de serem os países mais importantes para a cooperação internacional nessa área. Desenvolvimento sustentável, educação em engenharia, estudantes, educação, currículo, ensino e sustentabilidade foram as palavras-chaves mais citadas nessa área nos últimos 10 anos.Dentro desse campo despontam como temas de pesquisas o emprego das metodologias ativas, desenvolvimento sustentável, boas práticas pedagógicas e de sustentabilidade, além da construção de competências e habilidades. O ensino de sustentabilidade na engenharia é uma temática relativamente nova, entretanto, devido a urgência do tema muitos estudos foram desenvolvidos e muitos outros estão se desdobrando.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.