Educação e organização dos moradores: os diversos momentos do processo educativo

Autores

  • ROGERIO CUNHA DE CAMPOS Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. , Av. Antônio Carlos, 6627, Campus da Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095323

Palavras-chave:

educação, pedagogia

Resumo

O resgate da memória das lutas dos moradores da região industrial de Belo Horizonte e Contagem indica a importância da educação escolar para os trabalhadores, neste momento. No movimento reivindicatório, a escola está presente ao lado de outras demandas fundamentais nos bairros e vilas proletárias. O processo de lutas por escola entrelaça-se com a constituição de organizações locais e coloca questões novas para os educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROGERIO CUNHA DE CAMPOS, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. , Av. Antônio Carlos, 6627, Campus da Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095323

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É professor permanente nos programas Educação: Conhecimento e Inclusão Social (Doutorado e Mestrado) e Doutorado Latino-americano, da Pós-Graduação, e nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, da Graduação, da Faculdade de Educação. Pesquisa e orienta teses e dissertações que investigam a presença de novos sujeitos socioculturais na constituição do espaço público da educação no Brasil e na América Latina. Temas de pesquisas recentes: Ações dos movimentos sociais no alargamento do espaço público da educação; movimentos indígenas por educação; movimentos sindicais de professores; processos educativos nas ações coletivas no âmbito da cultura, nos movimentos de auto-organização de trabalhadores na produção, nos movimentos de trabalhadores sem terra; nos movimentos político-culturais relacionados à etnicidade; em experiências que envolvem jovens oriundos do ensino médio e projetos universitários de ensino, pesquisa e extensão. No âmbito da América Latina, orienta teses sobre as mudanças recentes nas políticas públicas de educação, no Equador, na Colômbia e no Peru. Realizou pós-doutoramentos no King's College London (colaboradora Meg Maguire, 2011-2012) e na Universität de Barcelona (colaborador Jorge Larrosa, 2004-2005). Possui doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (orientador Celso Beisiegel, 1992) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (orientador Miguel Arroyo, 1985).

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

CUNHA DE CAMPOS, R. (2023). Educação e organização dos moradores: os diversos momentos do processo educativo. Educação Em Revista, 2(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41350

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.