NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O DESAFIO DO FORMADOR

Autores

Palavras-chave:

disciplina matemática escolar, pesquisa-formação, formação de professores, educação matemática, curso de pedagogia.

Resumo

O artigo analisa como os futuros professores se apropriaram/se apropriam de conceitos matemáticos ao longo de sua trajetória escolar e acadêmica, e como suas representações relacionadas à matemática e a seu ensino podem influenciar na elaboração de novas representações. Texto fruto de uma pesquisa-formação tendo os estudos biográficos como referencial teórico-metodológico. Os dados foram produzidos por memorial de formação, narrativas pedagógicas e transcrição das reuniões do grupo de discussão-reflexão. Realizou-se uma análise narrativa com os dados produzidos. A pesquisa revelou indícios de que os estudantes se apropriaram/se apropriam de conceitos matemáticos, em muitos casos, de maneira sofrida. O castigo e/ou o sentimento de impotência são os mais visíveis, criando representações de uma matemática escolar gélida, de difícil acesso, que poucos poderiam aprender e que trata unicamente de cálculos. Os estudantes se distanciaram da matemática e acreditam que não conseguem ensiná-la. As pistas deixadas pelos alunos revelaram o tamanho do desafio que os formadores precisam enfrentar: provocar nos licenciandos a tomada de consciência dos obstáculos advindos de sua formação matemática para que as dificuldades sejam objeto de reflexão, superação e (re)significação durante sua formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor e mestre em Educação (Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (2015-2019) com período de estágio doutoral na Universitat de Barcelona (09/2018-02/2019). Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2009).  Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph). Avaliador do SINAES.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Professor Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (mestrado e doutorado) e do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM-CNPQ/USF) e integrante da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Ferreira de Moura, J., & Mendes Nacarato, A. (2023). NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O DESAFIO DO FORMADOR. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41545

Edição

Seção

Artigos