A formação docente

Que lugar ocupa na inserçao do professor nas escolas técnicas da área da saúde?

Autores

Palavras-chave:

Educação profissional técnica de nível médio, formação de professores, saúde

Resumo

Introdução: A educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) é muito presente na área da saúde, considerando o grande contingente de trabalhadores técnicos, todavia, há políticas frágeis quanto à formação de professores. Objetivos: 1. analisar quais são os critérios e as formas de seleção, no que se refere à exigência da formação como professor; 2. relacionar a formação de professores com alguns aspectos das relações/condições de trabalho. Metodologia: estudo com enfoque histórico-dialético, envolvendo pesquisa documental e de campo. Participaram 10 escolas que ofertam cursos técnicos da área da saúde, sendo cinco públicas e cinco privadas, no estado de São Paulo, contemplando unidades das ETECs  - Centro Paula Souza, ETSUS, SENAC e outras escolas da rede privada, do interior e da capital.  Feita análise de planos de cursos, questionários on line e entrevistas semiestruturadas com gestores e entrevistas semiestruturadas com professores. Conclusões: Apesar da maioria dos planos de cursos e dos gestores indicarem, prioritariamente, a seleção de docentes com licenciatura, programas especiais ou outras vias de formação pedagógica, há sempre um caráter dúbio, incerto e de extrema flexibilidade. A formação flexibilizada e fragilizada para a docência na EPTNM contribui com a naturalização e o fortalecimento dos aspectos que convergem para a precarização do trabalho, o que precisa ser contextualizado, historicamente, nas relações entre a educação e os processos mais amplos de reprodução da sociedade capitalista atualmente marcados pelo ideário neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Katia Corrêa, EERP/USP

Professora do Curso de Bacharelado e Licenciatura//EERP/USP, atuando em disciplinas que enfocam a formação do enfermeiro professor para atuação nas escolas técncias de saúde/enfermagem. Pesquisa sobre formação na área da saúde/enfermagem, incluindo, formação docente - educação profissional e universitária.

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Corrêa, A. K. (2024). A formação docente: Que lugar ocupa na inserçao do professor nas escolas técnicas da área da saúde?. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41579

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.