“NADA SOBRE NÓS SEM CORPO COMUM”

OUTRO PARADIGMA PARA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR?

Autores

  • Pedro Pagni UNESP

Palavras-chave:

Deficiência, encontros com a diferença, corpo comum, ensino superior

Resumo

O presente artigo problematiza a dimensão ética ignorada pelos saberes sobre a deficiência e as epistemes utilizadas para designar no corpo em que se inscreve um poder desmesurado, mesmo com as conquistas obtidas pelos seus movimentos políticos nas últimas décadas, e a sua captura pelas atuais dispositivos de inclusão no ensino superior brasileiro. Recorremos para tanto ao método genealógico e à problemática ética da “indignidade de falar pelo outro” enunciados por Michel Foucault para situar, historicamente, em que momento os movimentos políticos das pessoas com deficiência assumem de alguma forma esse enunciado e quais os limites de seus efeitos de poder no ensino superior brasileiro. Objetivamos com isso analisar criticamente as tensões internas de tais movimentos, os indícios do escape à norma médica e à normalidade social com o intuito de problematizar os modelos dos saberes que nelas se pautaram, assim como  assinalar os poderes emergentes de um corpo comum como qualquer outro em suas lutas por educação inclusiva e justiça social. Nesse sentido, argumentamos pela formação de um corpo comum no ensino superior, constituído a partir dos encontros de saberes e das diferenças, agenciando pelo exercício de uma alteridade radical e da mobilização de devires minoritários do povo que falta como uma possibilidade de emergência de outro paradigma de inclusão.

Biografia do Autor

  • Pedro Pagni, UNESP

    Doutor em Educação (1999) e Livre-docente em Filosofia da Educação (2011) pela UNESP. Professor Associado do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do PPG em Educação da FFC-UNESP, Marília/SP, Brasil. Bolsista Produtividade do CNPq – nível 1 D. E-mail:

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“NADA SOBRE NÓS SEM CORPO COMUM”: OUTRO PARADIGMA PARA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR? . (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41595

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