Juventude e acesso ao ensino superior

Sobre o não lugar de vestibulando

Autores

  • Adriano Senkevics Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, DF, Brasil.
  • Marília Carvalho USP - Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Educação superior, Desigualdades, Meritocracia, Sociologia da Juventude

Resumo

O texto objetiva entender os desafios e as perspectivas de jovens de camadas populares sobre a transição para o ensino superior. Baseia-se em um trabalho de campo realizado em Brasília/DF no ano de 2018 que contou com a aplicação de mais de duzentos questionários em cursinhos pré-vestibulares comunitários e entrevistas com vinte vestibulandos. Os resultados indicam a existência de um não lugar de vestibulando caracterizado pela ausência de vínculos entre os indivíduos e as instituições de ensino ou de trabalho. Há uma fricção entre lógicas de ação que se encontram e se combinam contraditoriamente nas falas dos jovens: ora percebe-se o ensino superior como uma vocação a ser reivindicada pelo esforço, ora como uma entre outras oportunidades a se “correr atrás”. De um lado, perspectivas meritocráticas estimulam os jovens a investirem em opções de cursos, carreiras e instituições mais ousados, alegadamente relacionados à sua vocação pessoal; de outro lado, os sucessivos fracassos nas tentativas de transição ou as dificuldades prévias em suas trajetórias escolares os forçam a optarem por caminhos mais pragmáticos, reproduzindo lógicas de “viração” que marcam suas experiências para além do campo educacional. Essa discussão elucida de que forma o processo de expansão respondeu por uma alteração na maneira pela qual o próprio acesso à educação é entendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Senkevics, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, DF, Brasil.

Adriano Souza Senkevics é pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), doutor e mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

 

Marília Carvalho, USP - Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Marília Pinto de Carvalho é professora associada sênior na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e co-coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES).

 

 

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Senkevics, A., & Carvalho, M. (2023). Juventude e acesso ao ensino superior: Sobre o não lugar de vestibulando. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41621

Edição

Seção

Artigos