PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO EM ANÁLISE:

GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Eduardo Barbosa de Menezes Guimarães Universidade Federal do Amazonas
  • Iolete Ribeiro da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Isabel Cristina Fernandes Ferreira Universidade Federal do Amazonas
  • Angelo Cabral Esperança Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Formação docente, Gênero, Sexualidade

Resumo

O espaço escolar recebe com incômodo performances e identidades dissidentes sexuais e de gênero. É comum encontrar docentes que reproduzem violências LGBTI+fóbicas, bem como aqueles que reconhecem a sensação de incapacidade de lidar com o tema, demonstrando a intenção de desconstruir paradigmas ao buscar a transformação de suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo identificar se e de que forma a temática gênero e sexualidade está presente em dez (10) projetos pedagógicos de cursos de formação docente para a educação básica em duas universidades públicas da cidade Manaus - AM. Foi realizada uma pesquisa documental, utilizando a análise construtivo-interpretativa dos dados a partir do pressuposto histórico-cultural. Os resultados apontam uma presença-ausente do tema na concepção dos cursos e nas ementas das disciplinas que os integram; percebeu-se que a discussão gênero e sexualidade acontece em atividades pontuais, mas não transversalmente ao longo da graduação; identificou-se que a discussão dessa temática acontece explicitamente, principalmente partindo de um discurso biológico, e o debate sobre o tema não é identificado como concretamente estabelecido nos PPCs. O presente trabalho contribui para a reflexão sobre a importância de uma formação inicial docente que debata gênero e sexualidade e indica a necessidade de uma formação inicial e continuada voltada à desconstrução da cis-heteronormatividade como alternativa para superar o preconceito que interfere no saber-fazer na/da escola como espaço de/para o acolhimento, escuta atenta, inclusão e equidade, essenciais a uma educação humanizadora e emancipatória.

Biografia do Autor

  • Eduardo Barbosa de Menezes Guimarães, Universidade Federal do Amazonas

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas.

  • Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

    Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista produtividade CNPq. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Psicologia (PPGPSI).

  • Isabel Cristina Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFAM) com bolsa CAPES

  • Angelo Cabral Esperança, Universidade Federal do Amazonas

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçao. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM

Publicado

2023-11-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO EM ANÁLISE:: GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41675

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