PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO EM ANÁLISE:

GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Eduardo Barbosa de Menezes Guimarães Universidade Federal do Amazonas
  • Iolete Ribeiro da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Isabel Cristina Fernandes Ferreira Universidade Federal do Amazonas
  • Angelo Cabral Esperança Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Formação docente, Gênero, Sexualidade

Resumo

O espaço escolar recebe com incômodo performances e identidades dissidentes sexuais e de gênero. É comum encontrar docentes que reproduzem violências LGBTI+fóbicas, bem como aqueles que reconhecem a sensação de incapacidade de lidar com o tema, demonstrando a intenção de desconstruir paradigmas ao buscar a transformação de suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo identificar se e de que forma a temática gênero e sexualidade está presente em dez (10) projetos pedagógicos de cursos de formação docente para a educação básica em duas universidades públicas da cidade Manaus - AM. Foi realizada uma pesquisa documental, utilizando a análise construtivo-interpretativa dos dados a partir do pressuposto histórico-cultural. Os resultados apontam uma presença-ausente do tema na concepção dos cursos e nas ementas das disciplinas que os integram; percebeu-se que a discussão gênero e sexualidade acontece em atividades pontuais, mas não transversalmente ao longo da graduação; identificou-se que a discussão dessa temática acontece explicitamente, principalmente partindo de um discurso biológico, e o debate sobre o tema não é identificado como concretamente estabelecido nos PPCs. O presente trabalho contribui para a reflexão sobre a importância de uma formação inicial docente que debata gênero e sexualidade e indica a necessidade de uma formação inicial e continuada voltada à desconstrução da cis-heteronormatividade como alternativa para superar o preconceito que interfere no saber-fazer na/da escola como espaço de/para o acolhimento, escuta atenta, inclusão e equidade, essenciais a uma educação humanizadora e emancipatória.

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Biografia do Autor

Eduardo Barbosa de Menezes Guimarães, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista produtividade CNPq. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Psicologia (PPGPSI).

Isabel Cristina Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFAM) com bolsa CAPES

Angelo Cabral Esperança, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçao. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Barbosa de Menezes Guimarães, E., Ribeiro da Silva, I., Cristina Fernandes Ferreira, I., & Cabral Esperança, A. (2023). PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO EM ANÁLISE:: GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41675

Edição

Seção

Artigos