ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA-VISUAL:

UM DIREITO HUMANO NA ESCOLA

Autores

  • Alissom Roberto Brum Universidade Feevale
  • Saraí Patrícia Schmidt Universidade Feevale
  • Vitória Brito Santos Universidade Feevale

Palavras-chave:

Fotografia, Mídia, Educação, Direitos Humanos

Resumo

O estudo versa sobre a relação entre a cultura da mídia e o território escolar, problematizando o papel do/a professor/a e da escola na mediação dos conteúdos midiaticamente consumidos pelos estudantes. A investigação coloca em debate as compreensões e aptidões que os/as docentes possuem em relação às didáticas voltadas para a Alfabetização Midiática-Visual dentro de seus específicos contextos escolares de atuação. Em termos metodológicos, trata-se de uma abordagem quanti-qualitativa, que tem como estratégia central a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Para isso, articula-se teórico-metodologicamente através de alguns conceitos, tais como: Direitos Humanos (MARTIN-BARBERO, 2011), Alfabetismo Visual (KELLNER, 1995) e Educação Midiática (BACCEGA, 2001). Noções essas que nortearam a pesquisa empírica desenvolvida com um grupo de docentes da rede municipal de uma cidade no Rio Grande do Sul/Brasil. Como resultado da pesquisa-ação, criou-se o Guia da Alfabetização Midiática-Visual, um documento pautado no estudo e no uso da linguagem fotográfica na escola, o qual acredita-se, assim como esta pesquisa, que oportunize novas formas de se pensar e planejar os processos de ensino-aprendizagem, além de propiciar aos educadores/as e aos educandos/as a construção de saberes que viabilizam um consumo mais consciente e crítico dos artefatos comunicacionais, assim como possibilita mais autonomia e responsabilidade no uso das tecnologias midiáticas como forma de luta democrática e expressão cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alissom Roberto Brum , Universidade Feevale

Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Vitória Brito Santos, Universidade Feevale

Líder Pedagógica no Senac de Uruguaiana. Uruguaiana, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Brum, A. R., Schmidt, S. P. ., & Santos, V. B. . (2023). ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA-VISUAL:: UM DIREITO HUMANO NA ESCOLA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41688

Edição

Seção

Artigos