ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA-VISUAL:

UM DIREITO HUMANO NA ESCOLA

Autores

  • Alissom Roberto Brum Universidade Feevale
  • Saraí Patrícia Schmidt Universidade Feevale
  • Vitória Brito Santos Universidade Feevale

Palavras-chave:

Fotografia, Mídia, Educação, Direitos Humanos

Resumo

O estudo versa sobre a relação entre a cultura da mídia e o território escolar, problematizando o papel do/a professor/a e da escola na mediação dos conteúdos midiaticamente consumidos pelos estudantes. A investigação coloca em debate as compreensões e aptidões que os/as docentes possuem em relação às didáticas voltadas para a Alfabetização Midiática-Visual dentro de seus específicos contextos escolares de atuação. Em termos metodológicos, trata-se de uma abordagem quanti-qualitativa, que tem como estratégia central a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Para isso, articula-se teórico-metodologicamente através de alguns conceitos, tais como: Direitos Humanos (MARTIN-BARBERO, 2011), Alfabetismo Visual (KELLNER, 1995) e Educação Midiática (BACCEGA, 2001). Noções essas que nortearam a pesquisa empírica desenvolvida com um grupo de docentes da rede municipal de uma cidade no Rio Grande do Sul/Brasil. Como resultado da pesquisa-ação, criou-se o Guia da Alfabetização Midiática-Visual, um documento pautado no estudo e no uso da linguagem fotográfica na escola, o qual acredita-se, assim como esta pesquisa, que oportunize novas formas de se pensar e planejar os processos de ensino-aprendizagem, além de propiciar aos educadores/as e aos educandos/as a construção de saberes que viabilizam um consumo mais consciente e crítico dos artefatos comunicacionais, assim como possibilita mais autonomia e responsabilidade no uso das tecnologias midiáticas como forma de luta democrática e expressão cidadã.

Biografia do Autor

  • Alissom Roberto Brum , Universidade Feevale

    Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

  • Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

    Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

  • Vitória Brito Santos, Universidade Feevale

    Líder Pedagógica no Senac de Uruguaiana. Uruguaiana, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Publicado

2023-08-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA-VISUAL:: UM DIREITO HUMANO NA ESCOLA. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41688

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