EXPANSÃO E MERCANTILIZAÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA

DEFORMAÇÃO EM LARGA ESCALA DE FUTUROS PEDAGOGOS

Autores

  • Maria Angélica Pedra Minhoto Universidade Federal de São Paulo
  • Carlos Eduardo Bielschowsky Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thiago Aguiar Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-7294-1200

Palavras-chave:

curso de pedagogia, políticas de ensino superior, expansão do ensino superior, privatização

Resumo

Este artigo traz a análise das características da expansão dos cursos de pedagogia no Brasil, especialmente na última década, com base em dados do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade), do Inep, atualizados até 2021. O processo de expansão do curso de pedagogia segue duas tendências. Em nível macro, tem-se o processo de crescimento da educação privada de nível superior, especialmente concentrada em poucos grupos financeirizados. Em nível micro, tem-se um conjunto de induções legais para que a formação de professores ocorra em nível superior e a consolidação do curso de pedagogia como lugar privilegiado da formação de professores para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em oposição a outros cursos como o curso normal superior. Os resultados apresentados por este trabalho apontam para o que foi aqui denominado como “deformação em larga escala”, considerando a crescente concentração das matrículas em universidades privadas centradas quase que exclusivamente no ensino (com pouca articulação com pesquisa e extensão), em cursos à distância, com altas taxas de evasão e baixas notas no Enade na comparação com instituições públicas federais e estaduais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Pedra Minhoto, Universidade Federal de São Paulo

Professora da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora coordenadora do SoU_Ciência - Unifesp.

Carlos Eduardo Bielschowsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador colaborador do SoU_Ciência - Unifesp

Thiago Aguiar, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisador pós-doutorando na Universidade Federal de São Paulo. Pesquisador do SoU_Ciência - Unifesp.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Pedra Minhoto, M. A., Bielschowsky, C. E., & Aguiar, T. (2024). EXPANSÃO E MERCANTILIZAÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: DEFORMAÇÃO EM LARGA ESCALA DE FUTUROS PEDAGOGOS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42261

Edição

Seção

Artigos