Ou bem estuda ou bem trabalha: a relação escola/trabalho a partir da representação do aluno excluído-evadido
Palavras-chave:
Escola, Trabalho, Aluno, Excluído, EvadidoResumo
Pesquisa sob forma de estudo de caso, sendo entrevistados alunos excluidos no ano de 1985 de uma escola estadual de 5° a 8° séries, de Belo Horizonte. O trabalho revela algumas das condições de vida e de estudo dos alunos, que se alternam no movimento de sua exclusão/evasão do processo escolar, constatando-se que a maioria dos alunos entrevistados evadiu-se devido à necessidade de trabalhar. Como fio condutor da análise, tornaram-se os múltiplos empecilhos que se delineiam no cotidiano escolar para dificultar, vistos isoladamente, e impossibilitar, no conjunto, a permanência na escola de alunos trabalhadores. Foram considerados ainda os limites que o mundo do trabalho impõe aos jovens, impeddindo-lhes serem também estudantes. Para além de instituições dicotomizadas, é toda uma organização social, expressa por aqueles, que constrói a impossibilidade da concomitância estudo/trabalho. A análise das representações dos alunos sobre educação e escola permitiu captar a expressão de momentos de ruptura ou de instâncias reflexivas, permeados por outros de incorporação da crítica da ideologização tradicional. No conjunto, os depoimentos sintetizam uma tensão fundamental: ou se estuda ou se trabalha. E alguns estudos poque trabalham. Nesse sentido, foram explorados alguns aspectos do caráter mediato da prática escolar no interior das relações sociais de trabalho.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.