Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores
Palavras-chave:
Educação, Autonomia, TrabalhadoresResumo
O estudo constitui uma análise que “desentoca” a prática educativa de um grupo de trabalhadores da Região Industrial Belo Horizonte/Contagem. Representa um momento da caleidoscópica imagem do cotidiano dos trabalhadores, no qual criam seu espaço educativo específico.
A análise mostra que, em um movimento que se autoconstitui, aqueles sujeitos se autogovernam, ao expressarem os cuidados que têm com sua educação. Demonstra, a partir dos próprios protagonistas, os caminhos, as formas de organização e as relações pedagógicas que são construídas no processo educativo ali desenvolvido. Revela, na sua dinâmica interna e na prática educativa mais geral, que eles buscam, nessa experiência, resgatar o passado pela redescoberta do tempo, afirmando sua diferença e compreendendo suas vivências cotidianas fragmentadas.
O dia-a-dia da sala de aula daqueles trqabalhadores, pelo cruzamento das experiências vividas e narradas, expressa a possibilidade da reelaboração da sua identidade. A partir da emergência desses sujeitos, a prática educativa ali desenvolvida explicita formas de relação que permitem pensar aquele espaço como o lugar da constituição permanente da memória daqueles agentes. Enfim, as práticas ali desenvolvidas revelam as formas expressivas de autonomia como imprescindíveis à gestação da pedagogia dos trabalhadores.
Vale dizer, ainda que tal espaço educativo constitui um lugar privilegiado, em que a racinalização da vida se tem curvado frente à “experiência humana”, enquanto a educação do humano emerge, ajuntando os fragmentos da identidade daqueles sujeitos trabalhadores.
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