Psicologia da educação: considerações sobre seu papel e alternativas para sua abordagem

Autores

  • Iris Barbosa Goulart

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Histórico - Psicologia Social, Psicologia Cognitiva

Resumo

A Psicologia emergiu como ciência no final do século passado, precisamente num momento de afirmação do capitalismo, quando o liberalismo burguês representava uma influente linha de pensamento. Para se afirmar como ciência, a Psicologia adotou o método experimental e tomou como seu objeto de estudo o mesmo das Ciências Biológicas, ou seja, substituiu a consciência pelas sensações, que eram palpáveis, passíveis de mensuração pelos seus efeitos. Devido à sua origem biológica e à influência do liberalismo, a nova ciência estabeleceu como foco de análise, o individual. Essa ótica, que despreza os aspectos sociais, tende a analisar a realidade a partir de um aspecto apenas; assim, perde-se a concreticidade do real, já que se passa a tomar o todo por apenas uma de suas partes.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Goulart, I. B. (2023). Psicologia da educação: considerações sobre seu papel e alternativas para sua abordagem. Educação Em Revista, 5(10). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42469

Edição

Seção

Artigos