A biblioteca como metáfora
Palavras-chave:
Pesquisa/Fontes Primárias, Memória, Biblioteca, Imprensa, Proto-texto, Quotidiano, Acervo, FotografiaResumo
Sei de uma região agreste cujos bibliotecários repudiam o costume supersticioso e vão de procurar sentido nos livros e o equiparam ao de procurá-lo nos sonhos ou nas linhas caóticas da mão... J.L. Borges. Este texto foi apresentado na Semana Henriqueta Lisboa organizada pela Faculdade de Letras da UFMG e pela Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) em GOSTO DE 1989. Seu alcance metodológico em relação à pesquisa em fontes primárias, no entanto, justifica sua inclusão numa revista de Educação. A pesquisa em fontes primárias - em jornais, revistas, primeiras edições, rascunhos, correspondência, etc. - abre perspectivas amplas para a interdisciplinaridade e para uma recuperação mais crítica e embasada da memória cultural, entendida no seu aspecto dinâmico de objeto em construção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.