A biblioteca como metáfora
Palavras-chave:
Pesquisa/Fontes Primárias, Memória, Biblioteca, Imprensa, Proto-texto, Quotidiano, Acervo, FotografiaResumo
Sei de uma região agreste cujos bibliotecários repudiam o costume supersticioso e vão de procurar sentido nos livros e o equiparam ao de procurá-lo nos sonhos ou nas linhas caóticas da mão... J.L. Borges. Este texto foi apresentado na Semana Henriqueta Lisboa organizada pela Faculdade de Letras da UFMG e pela Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) em GOSTO DE 1989. Seu alcance metodológico em relação à pesquisa em fontes primárias, no entanto, justifica sua inclusão numa revista de Educação. A pesquisa em fontes primárias - em jornais, revistas, primeiras edições, rascunhos, correspondência, etc. - abre perspectivas amplas para a interdisciplinaridade e para uma recuperação mais crítica e embasada da memória cultural, entendida no seu aspecto dinâmico de objeto em construção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.