Middle Class Morality Claims its Victim G.B Shaw’s: Pygmalion - a Study of symbolic violence in the limelight”
Palavras-chave:
Study, Violence, Middle ClassResumo
Em sua peça teatral Pygmalion, o dramartugo irlandês George Bernard Shamw afirma que “the English have no respect for their language; because of that, the moment they talk they make some other Englishman despise them” (p.3) e acrescenta “they give themselves away (se revelam) whenever they utter a sound.” (p.12). Desse modo, Shaw coloca seu posicionamento e opinião em relação à importância e poder da linguagem na sociedade capitalista da época em que viveu. Tomando como base esse texto literário, estudo e discuto em minha tese de mestrado as relações que existem entre os processos de socialização, códigos linguísticos e violência simbólica. Tendo essas relações como ponto de partida, meu intuito é mostrar a questão dos valores impostos, que estão presentes e permeiam no texto de Shaw. O papel da Educação é também focalizado uma vez que através da ação pedagógica - normas, padrões de comportamento e valores da classe média britânica do final do século XIX, são inculcados às camadas populares que mantidas num estado de submissão e silêncio, ajudam a garantir a existência da estratificação social, perpetuando, portanto, o status vigente. O foco do meu discurso é o papel relevante que a linguagem - um dos mais valiosos bens simbólicos da sociedade capitalista - desempenhada nessa ordem social. Essa linguagem enfatiza a posição do educador, quando põe em confronto o papel que pode assumir, de veículo de reprodução ideológica, ou de instrumento de conscientização.
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