A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro

Autores

  • Marlene Ribeiro

Palavras-chave:

Educação Popular, Pedagogia Liberal, Pedagogia Crítica

Resumo

O presente texto aborda as tendências do pensamento educacional brasileiro, ressaltando a originalidade e a atualidade da pedagogia de Paulo Freire. Situa o pensamento de Freire em uma perspectiva emancipatória de Educação Popular que transcende os limites das classes sociais e da sociedade do trabalho colocados pelo marxismo clássico enquanto fundamento das pedagogias críticas. Na análise das tendências da educação brasileira fundamenta-se o que pretende caracterizar como originalidade do pensamento pedagógico freireano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];15(29). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42665