A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro
Palavras-chave:
Educação Popular, Pedagogia Liberal, Pedagogia CríticaResumo
O presente texto aborda as tendências do pensamento educacional brasileiro, ressaltando a originalidade e a atualidade da pedagogia de Paulo Freire. Situa o pensamento de Freire em uma perspectiva emancipatória de Educação Popular que transcende os limites das classes sociais e da sociedade do trabalho colocados pelo marxismo clássico enquanto fundamento das pedagogias críticas. Na análise das tendências da educação brasileira fundamenta-se o que pretende caracterizar como originalidade do pensamento pedagógico freireano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.