A construção de uma infância escolarizada: a escola na literatura infantil (1900-1935)

Autores/as

  • Maria Cristina Soares Gouvêa

Palabras clave:

História, Escola, Infância, Literatura

Resumen

A pesquisa analisa as representações sobre a escola, presentes na produção literária destinada à criança, entre 1900 e 1935, no Brasil. Investiga-se como os textos construíam progressivamente a imagem de uma criança inserida, escola esta centrada na infância e compreendida como espaço lúdico, em que a aprendizagem era entendida como exercício do prazer, estendida a todas as crianças. Verifica-se que os textos construíam a imagem de uma escola modelar, identificada com o ideário modernizador cientificista, cuja tradução pedagógica afirmava-se nas propostas escola novistas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

1.
A construção de uma infância escolarizada: a escola na literatura infantil (1900-1935). edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 24];15(29). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42694