Questões de atualidade na educação popular: Ensino fundamental de jovens e adultos analfabetos ou pouco escolarizados
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas para Educação;, AlfabetizaçãoResumo
O artigo apresenta questões consideradas centrais na reflexão sobre as políticas públicas voltadas para a educação de jovens e adultos analfabetos ou pouco escolarizados. Inicialmente, observa que, não obstante os consideráveis avanços documentados nos indicadores de alfabetização, os baixos índices de permanência e progressão no sistema de ensino público estariam continuamente reproduzindo um numeroso contingente de jovens e adultos funcionalmente analfabetos. Examina, em seguida, a situação do ensino de jovens e adultos no contexto da legislação escolar referente ao tema que,no conjunto, parecem definir uma orientação centralizadora, nas decisões sobre diretrizes curriculares, conteúdos dos estudos e avaliação de qualidade, e descentralizadora, na execução dos trabalhos, que estariam sendo remetidos para os Estados e Municípios. Observa, finalmente, que a educação de jovens e adultos analfabetos e pouco escolarizados vem dependendo, no Brasil, ao longo da história, da atuação do Governo da União.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.