Do ruído à fala: análise da experiência de participação política de mulheres em Minas Gerais, na década de 75-85, em partidos, sindicatos e movimentos sociais de mulheres
Palavras-chave:
Pólitica de mulheres, Minas Gerais, Movimento sociaisResumo
Este trabalho teve como objetivo compreender a participação das mulheres nos partidos, sindicatos e movimentos sociais de mulheres; em Minas Gerais, na Década da Mulher- 75-85, em sua dimensão educativa. Lendo a prática política como processo socializador, percebemos que o educativo que buscávamos estava se realizando nesses espaços em que coletivamente se construíam os sujeitos sociais. Tomaram-se três espaços distintos, referidos a diferentes esferas: à política "stricto sensu", ao trabalho (produção) e à vida em seu sentido mais geral (cotidiano, esfera privada, reprodução).
Durante a elaboração da dissertação, a luta das mulheres configurou-se como uma luta por cidadania. Assim, ainda que não fosse a nossa preocupação inicial, a cidadania se fez questão para nós. Para a realização deste trabalho, fizeram-se levantamentos junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e ao Arquivo: Público Mineiro, entrevistas com mulheres militantes em partidos sindicatos e no movimento de mulheres em Minas. A partir das entrevistas, a dificuldade das mulheres com relação à fala pública ganhou centralidade e inspirou o título da dissertação: “Do ruído à fala", pois verificamos que essa luta se dá particularmente em torno da construção de uma fala própria, que constitua um novo sujeito social: as mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.