O Museu da Escola Primária no Porto: orientações histórico culturais
Palavras-chave:
Museu-Vivo, História da Escola Primária, Cultura Material, Cotidiano, Patrimônio, Trabalho InterdisciplinarResumo
Pensar a criação de um museu da escola é, em primeiro lugar, um exercício que exige rever a origem e função dos museus. Neste artigo partimos de uma retrospectiva sobre a origem moderna dos museus, do século XVI ao século XX, e das suas concretizações em Portugal. Pretendemos assinalar as diferenças e perspectivar as tarefas do museu, que intentamos criar, na cidade do Porto. Apresenta-se, de modo fundamentado, as linhas de força que orientam o projeto do futuro Museu da Escola Primária: museu vivo, fundado num trabalho interdisciplinar e integrador, inserido na comunidade e aberto ao mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.