O discurso pedagógico da televisão: uma discussão sobre Dialogia/ Monotonia

Autores

  • Maria Tereza da Cunha Coutinho

Palavras-chave:

educação, pedagogia, televisão

Resumo

Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Coutinho, M. T. da C. (2023). O discurso pedagógico da televisão: uma discussão sobre Dialogia/ Monotonia. Educação Em Revista, 16(31). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42756

Edição

Seção

Artigos