O discurso pedagógico da televisão: uma discussão sobre Dialogia/ Monotonia

Autores

  • Maria Tereza da Cunha Coutinho

Palavras-chave:

educação, pedagogia, televisão

Resumo

Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O discurso pedagógico da televisão: uma discussão sobre Dialogia/ Monotonia. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 17º de novembro de 2025];16(31). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42756