FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO NÃO FORMAL

A EXPERIÊNCIA NOS CURSINHOS POPULARES

Autores

  • Hadassa Lucena Universidade do Minho

Palavras-chave:

Educação Popular, Acesso ao Ensino Superior, Democracia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de doutorado em Ciências da Educação. O objetivo foi analisar a relação entre a educação não formal realizada em contexto de ensino superior e a formação de professores. Esta investigação é de caráter qualitativo, na coleta de dados realizou-se 21 entrevistas, cujos dados foram tratados conforme a análise temática de conteúdo. A pesquisa possibilitou estudar as práticas educativas e formativas desenvolvidas em dois cursinhos populares, que têm por objetivo a preparação de grupos de pessoas provenientes de classes econômica e socialmente desfavorecidas para a realização da prova do ENEM, sendo estes cursinhos o Rede Emancipa e Conexões de Saberes. Tendo em vista as funções que a educação não formal pode desempenhar, nomeadamente no que se refere a complementação da educação formal e não formal, os resultados indicam que as práticas educativas analisadas são importantes para a formação dos alunos de licenciaturas, uma vez que possibilitam a aprendizagem de conhecimentos teóricos e práticos. Estas experiências estudadas aproximam-se da corrente da educação popular, pois a práxis docente ocorre de acordo com uma vertente crítica, além disso são importantes ferramentas que visam a democratização do ensino superior no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hadassa Lucena, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, mestre em Educação e Formação de Adultos pela Universidade do Porto e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. 

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Lucena, H. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO NÃO FORMAL: A EXPERIÊNCIA NOS CURSINHOS POPULARES. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42772

Edição

Seção

Artigos