Coesão em textos escritos: análise de referenciação
Palavras-chave:
Textos escritos, ReferenciaçãoResumo
Estudo dos problemas da contextualização e descontextualização, acompanhando a evolução desses aspectos em cento e vinte e oito textos produzidos por trinta e dois alunos, matriculados em 1988, era quatro escolas estaduais da cidade de Viçosa - Minas Gerais, na segunda, quarta, sexta e oitava séries do Primeiro Grau, com 8, 10, 12, 14 anos respectivamente. Utiliza-se, como instrumento de análise, a categoria coesiva de Referenciação, entendida a coesão como sendo marcas de superfície (coesão explícita) ou relações coesivas, (coesão implícita), com o objetivo de verificar se as variáveis nível socioeconômico, série, tipo de texto e apoio interferem nos graus dos referidos fenômenos linguísticos medidos pela relação entre o emprego de anáforas e o de exóforas. Ficou evidenciado, em nível de 5% de probabilidade, que não há interação dessas variáveis em relação aos fenômenos estudados. Considerada separadamente, a variável nível socioeconômico nào mostra diferença significativa no nível de 5%. O efeito da variável série foi significativo tanto em relação a distribuição de anáfora, quanto de exáfora, formando dois grandes blocos homogêneos. Em relação à anáfora, o agrupamento se dá entre as quatro primeiras séries e as quatro últimas; e, nas exóforas, entre a segunda série e as demais. Os dados mostram também uma diferença significativa em nível de 5%, no que diz respeito ao emprego de exóforas em relação às variáveis tipo de texto e apoio, o mesmo não acontecendo no caso das anáforas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.