Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular

Autores

  • Cláudio Lúcio Mendes

Palavras-chave:

Currículo, Reforma Educacional, Educação Física, Ensino Superior, Continuidades e Descontinuidade

Resumo

Ao estudarmos a reforma do currículo do Curso de Educação Física da EEF/UFMG, finalizada em 1990, encontramos um conjunto de discursos recorrentes sobre reforma e mudança. Esses enunciados sugerem que um processo de reforma resultaria, naturalmente, em mudanças. Mas será que uma reforma ocasiona automaticamente mudanças no currículo? O que pode ser chamado de mudança? O que persiste? Como se dá esse processo? Este texto contrapõe-se à idéia de que, ocorrendo reforma, ocorreriam mudanças num sentido linear e evolutivo. Busca mostrar que, na reforma estudada, há continuidades, em decorrência da manutenção de posturas e de visões já presentes no processo de reestruturação e na sociedade em geral. Mostra igualmente que, algumas vezes, começam a circular outros discursos na área, promovendo mudanças, descontinuidades, em função de novas manifestações de poder no campo em estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];16(32). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42810