Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá
Palavras-chave:
Cultura Escolar, Educação Indígena, Professores XakriabáResumo
Com a implementação do Programa de Implantação das Escolas Indígenas em Minas Gerais, foi consolidada uma nova realidade institucional: as escolas indígenas fazem parte da rede estadual de ensino, assim como os professores indígenas são contratados pelo Estado. Nesse artigo, nos propomos a discutir alguns aspectos da abordagem teórica do projeto de pesquisa que se propõe a investigar esta nova realidade institucional, tomando as escolas Xakriabá como campo empírico de investigação. Focos da discussão é o conceito de cultura e suas diferentes utilizações na pesquisa em educação, em particular nas investigações sobre a cultura escolar e sobre o desempenho de alunos das minorias. Duas as direções apontadas para a análise: a necessidade de se tomar os contextos escolares como construções sócio-históricas e a importância de se considerar a elaboração cultural produzida pelas comunidades e pelos diferentes sujeitos no processo de escolarização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.