Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá
Palavras-chave:
Cultura Escolar, Educação Indígena, Professores XakriabáResumo
Com a implementação do Programa de Implantação das Escolas Indígenas em Minas Gerais, foi consolidada uma nova realidade institucional: as escolas indígenas fazem parte da rede estadual de ensino, assim como os professores indígenas são contratados pelo Estado. Nesse artigo, nos propomos a discutir alguns aspectos da abordagem teórica do projeto de pesquisa que se propõe a investigar esta nova realidade institucional, tomando as escolas Xakriabá como campo empírico de investigação. Focos da discussão é o conceito de cultura e suas diferentes utilizações na pesquisa em educação, em particular nas investigações sobre a cultura escolar e sobre o desempenho de alunos das minorias. Duas as direções apontadas para a análise: a necessidade de se tomar os contextos escolares como construções sócio-históricas e a importância de se considerar a elaboração cultural produzida pelas comunidades e pelos diferentes sujeitos no processo de escolarização.
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