Mulher negra e magistério primário: a construção da Identidade Racial pela Representação do "outro"
Palavras-chave:
Mulher Negra, Identidade Racial, ProfessorasResumo
O artigo discute a questão da identidade racial de mulheres negras do ponto de vista do "outro", refletindo sobre a maneira como a sociedade brasileira, de um modo geral, classifica e identifica a população não- branca. Essa discussão é realizada com base em dados coletados no arquivo da curso de magistério do Instituto de Educação de Minas Gerais através dos documentos existentes nas pastas de vida escolar das ex-alunas e nos quais aparece a classificação "cor", ou seja, Certidão de Nascimento, Atestado de Saúde, de Imunização e de Bons Antecedentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.