Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista

Autores

  • Elvira Souza Lima

Palavras-chave:

Indivíduo, Socio-interacionista

Resumo

Neste artigo são discutidas algumas questões referentes ao ato de conhecer, entendido como um processo complexo. Teóricos e educadores frequentemente reduzem esse processo a um de seus aspectos, constituindo, desta forma, uma visão parcial dessa complexa atividade humana. Algumas idéias de Rubinstein, Vigotsky e Wallon são apresentadas, no sentido de questionar essa visão simplificada de aprendizagem, uma vez que esses autores levantam aspectos do ato de conhecer que revelam sua complexidade enquanto função do desenvolvimento social, cultural e histórico do homem. Nessa perspectiva, a construsocio-interacionista do conhecimento formal requer a realização de atividades específicas que devem constituir o objeto da ação pedagógica na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];6(12). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43527