Processo de trabalho escolar e conselho de classe: da avaliação na escola à avaliação da escola

Autores

  • Angela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben

Palavras-chave:

Trabalho escolar, Conselho de classe, Escola

Resumo

Esta dissertação tem por objetivo analisar as relações estabelecidas no processo de nabalho escolar, através da instância Conselho de Classe.  Procura investigar as condições objetivas e subjetivas pelas quais os Conselhos de Classe tém-se realizado, tentando analisar os determinantes de sua prática e verificar as rupturas possiveis que levariam ao desenvolvimento de relações sociais de cunho transformador. O Conselho de Classe é  uma das  instâncias coletivas  que  integram a organização escolar. A escola dessa instância como foco central de tais análises justica-se pelas caracteristicas especiais que apresenta em face das demais instâncias coletivas da escola. A investigação das relações estabelecidas no processo de trabalho dessa instância revelaram-se complexas e contraditórias, refletindo as mesmas contradições evidenciadas no processo de trabalho escolar e na sociedade como um todo. A abordagem metodológica utilizada foi de caráter etnográfico, tendo sido realizado um estudo de caso numa escola pública municipal de Belo Horizonte — MG. A coleta de dados deu-se, inicialmente, através do estudo das origens da instância priveligiada e posteriormente através da pesquisa empírica desenvolvida na referida escola.

 

 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Dalben, A. I. L. de F. (2023). Processo de trabalho escolar e conselho de classe: da avaliação na escola à avaliação da escola. Educação Em Revista, 7(13). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44362

Edição

Seção

Dissertações e teses

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