A determinação onto-societária do educar ou pra uma crítica da vontade educativa

Autores

  • Antônio José Lopes Alves

Palavras-chave:

Sociabilidade, Educação, Individualidade, Atividade

Resumo

Neste artigo desejamos discutir os principais pressupostos teóricos e sociais das mais recentes propostas pedagógicas, bem como as conseqüências reais destes para a prática educacional. Nesse sentido, tentaremos trazer à luz o caráter contraditório da forma social contemporânea, que constitui o solo do qual nascem, de modo inconsciente ou não, as perspectivas aqui criticadas. A presente investigação crítica tenciona também propor, ao mostrar os limites e aspectos mais fracos das referidas posições, a recuperação da prática educacional como exercício de formação da individualidade.

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A determinação onto-societária do educar ou pra uma crítica da vontade educativa. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 25º de dezembro de 2025];17(33). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44465