Organização do trabalho e democracia escolar: um estudo de caso
Palavras-chave:
Democracia escolar, TrabalhoResumo
Este trabalho tem como objetivo examinar a luta pela democratização da escola pública, efetivada no movimento real das práticas sociais escolares. Para isso, selecionou-se uma escola pública municipal de Belo Horizonte — MG, tendo-se em vista a realização de um estudo de caso. Enfatizando-se a organização do trabalho escolar como principal instância em que se processa a referida luta, analisou-se o projeto político-pedagógico e administrativo dela decorrente. Na dimensão administrativa, a análise voltou-se para a prática da gestão, efetivada pelos membros da Direção e pelos membros dos vários órgãos e intâncias colegiadas. Na dimensão pedagógica, a análise foi direcionada para as relações sociais escolares , como expressão de um projeto pedagógico dominante, cujos objetivos são o controle e a dominação. No primeiro capítulo, tratou-se da gestão escolar; tratou-se da gestão escolar; no segundo, das relações sociais entre os vários trabalhadores assalariados; no terceiro, da prática do disciplinamento; no quarto, das relações do aluno com os demais sujeitos, com os órgãos colegiados e com seus pares; e, no quinto, o processo de alienação e internalização das relações sociais a que o aluno é submetido, bem como suas formas de reação. Concluindo, foram levantadas algumas proposições que podem contribuir para uma reflexão sobre os obstáculos e os avanços que se dão no nível da instituição, referentes à luta pela democratização da escola publica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.