Organização do trabalho e democracia escolar: um estudo de caso
Keywords:
Democracia escolar, TrabalhoAbstract
Este trabalho tem como objetivo examinar a luta pela democratização da escola pública, efetivada no movimento real das práticas sociais escolares. Para isso, selecionou-se uma escola pública municipal de Belo Horizonte — MG, tendo-se em vista a realização de um estudo de caso. Enfatizando-se a organização do trabalho escolar como principal instância em que se processa a referida luta, analisou-se o projeto político-pedagógico e administrativo dela decorrente. Na dimensão administrativa, a análise voltou-se para a prática da gestão, efetivada pelos membros da Direção e pelos membros dos vários órgãos e intâncias colegiadas. Na dimensão pedagógica, a análise foi direcionada para as relações sociais escolares , como expressão de um projeto pedagógico dominante, cujos objetivos são o controle e a dominação. No primeiro capítulo, tratou-se da gestão escolar; tratou-se da gestão escolar; no segundo, das relações sociais entre os vários trabalhadores assalariados; no terceiro, da prática do disciplinamento; no quarto, das relações do aluno com os demais sujeitos, com os órgãos colegiados e com seus pares; e, no quinto, o processo de alienação e internalização das relações sociais a que o aluno é submetido, bem como suas formas de reação. Concluindo, foram levantadas algumas proposições que podem contribuir para uma reflexão sobre os obstáculos e os avanços que se dão no nível da instituição, referentes à luta pela democratização da escola publica.
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