Educadores de mulheres: as filhas da caridade de São Vicente de Paulo: servas de pobres e doentes, espirituais, professoras
Palavras-chave:
Discurso pedagógico, Caráter religiosoResumo
Pensar nas instãncias educativas da formação da professora significa nelas incluir a instância discursiva. Nosso texto pretende mostrar o forte caráter religioso facilmente detectável no discurso pedagógico, ainda hije, suas origens e seu "deslizamento histórico". Esse discursopedagógico contemporâneo, que traz uma marca aparentemente leiga e pública, tem, pois, um compromisso com o religioso (católico) e com o privado que se expressa na palavra (no significante), mas que tem desdobramentos numa prática que busca modelos aprisonadores, redenmtora, salvadora e sobretudo missionária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.