O potencial educativo da organização do trabalho escolar na formação do professor das séries iniciais do primeiro grau

Autores

  • Terezinha Maria Cardoso

Palavras-chave:

Trabalho escolar, Professor das séries iniciais

Resumo

Este estudo tem como objetivo o exame do potencial educativo da organi­ zação do trabalho escolar no trabalho do professor das séries iniciais. Para tanto, foi selecionada uma escola da Rede Mu­nicipal de Ensino de Belo Horizonte, em que se realizou o estudo das práticas cotidianas e das relações sociais que os atores estabelecem entre si, como os meios de trabalho e com a estrutura hie­rarquica da organização escolar. A me­todologia de pesquisa teve carater etnografico, utitizando-se de instrumen­tos tais como Observação Participativa com registros descritivos. Entrevistas Semi-estruturadas e Semi-diretivas, bem como Análise de documentos. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, sendo que o primeiro é de caráter teórico; nos dois seguintes analisa-se a escola, os sujeitos e as relações efetivadas no seu interior, dando ênfase à ação da OTE e a consequencia na formação/atuação da professora. Concluiu-se que a OTE, em certa medida, pode determinar a qualidade do trablho da professora e que essa, por sua vez, tambem pode agir sobre a OTE modificando sua configuração. Entretanto para que ação da professora seja eficaz e necessario que seja fruto de uma reflexão coletiva.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Cardoso, T. M. (2023). O potencial educativo da organização do trabalho escolar na formação do professor das séries iniciais do primeiro grau. Educação Em Revista, 7(14). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44622

Edição

Seção

Dissertações e teses