O potencial educativo da organização do trabalho escolar na formação do professor das séries iniciais do primeiro grau
Palavras-chave:
Trabalho escolar, Professor das séries iniciaisResumo
Este estudo tem como objetivo o exame do potencial educativo da organi zação do trabalho escolar no trabalho do professor das séries iniciais. Para tanto, foi selecionada uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, em que se realizou o estudo das práticas cotidianas e das relações sociais que os atores estabelecem entre si, como os meios de trabalho e com a estrutura hierarquica da organização escolar. A metodologia de pesquisa teve carater etnografico, utitizando-se de instrumentos tais como Observação Participativa com registros descritivos. Entrevistas Semi-estruturadas e Semi-diretivas, bem como Análise de documentos. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, sendo que o primeiro é de caráter teórico; nos dois seguintes analisa-se a escola, os sujeitos e as relações efetivadas no seu interior, dando ênfase à ação da OTE e a consequencia na formação/atuação da professora. Concluiu-se que a OTE, em certa medida, pode determinar a qualidade do trablho da professora e que essa, por sua vez, tambem pode agir sobre a OTE modificando sua configuração. Entretanto para que ação da professora seja eficaz e necessario que seja fruto de uma reflexão coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.