República, trabalho, educação: a experiência do Instituto João Pinheiro 1909-1930
Palavras-chave:
República, Trabalho, EducaçãoResumo
A pesquisa teve como objeto a história do Instituto João Pinheiro, no período de 1909 a 1984. Buscou-se resgatar a experiência da instituição através de fontes que possibilitaram relacioná-la com o contexto mineiro e com as políticas sociais de assistência e educação à época, bem como compreender a sua dinâmica interna e, dentro dos limites, as ações cotidians de educadores e educandos. A análise dos documentos e da bibliografia mostrou uma instituição bastante dinâmica, com uma proposta educativa definida, o que não impediu que ela, por força dos conflitos e intereses em jogo, fosse redefinindo a proposta e , mesmo, a clientela específica a quem se destinava: às crianças abandonadas. A investigação evidenciou, também que os alunos exerceram um papel ativo durante todo o processo educativo, aceitando-o e contribuindo para que ele se efetivasse, ou reagindo ao mesmo. Viu-se com clareza também que, ao saírem do Instituto, os jovens trabalhadores, ao buscarem definir, dentro dos limites, seus destinos sociais, iam contra o destino que a instituição impor-lhes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.