República, trabalho, educação: a experiência do Instituto João Pinheiro 1909-1930
Keywords:
República, Trabalho, EducaçãoAbstract
A pesquisa teve como objeto a história do Instituto João Pinheiro, no período de 1909 a 1984. Buscou-se resgatar a experiência da instituição através de fontes que possibilitaram relacioná-la com o contexto mineiro e com as políticas sociais de assistência e educação à época, bem como compreender a sua dinâmica interna e, dentro dos limites, as ações cotidians de educadores e educandos. A análise dos documentos e da bibliografia mostrou uma instituição bastante dinâmica, com uma proposta educativa definida, o que não impediu que ela, por força dos conflitos e intereses em jogo, fosse redefinindo a proposta e , mesmo, a clientela específica a quem se destinava: às crianças abandonadas. A investigação evidenciou, também que os alunos exerceram um papel ativo durante todo o processo educativo, aceitando-o e contribuindo para que ele se efetivasse, ou reagindo ao mesmo. Viu-se com clareza também que, ao saírem do Instituto, os jovens trabalhadores, ao buscarem definir, dentro dos limites, seus destinos sociais, iam contra o destino que a instituição impor-lhes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.