Sobre avaliação em matemática: uma reflexão

Autores

  • Regina Buriasco

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Tomando como base a constituição do Grupo de Trabalho Avaliação em Matemática para o I SIPEM, este texto constata que, apesar da relevância das discussões acerca dos aspectos metodológicos da avaliação, dos resultados de pesquisas empíricas sobre o rendimento escolar, das reflexões sobre a qualidade da educação e seus aspectos sociais, políticos e culturais, e dos estudos relativos às tendências da avaliação, nosso país tem produzido uma qualidade pequena de trabalho no campo em questão. O artigo é dedicado à apresentação de considerações e reflexões quanto às práticas avaliativas usuais das escolas, às avaliações em larga escala, à avaliação na perspectiva da resolução de Problemas, às diferentes funções da avaliação, à linha de pesquisa da análise de erros, e a diretriz para a avaliação que possam contribuir de fato para uma educação matemática de melhor qualidade.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Dossiê: pesquisa em educação matemática no Brasil

Como Citar

Artigos Semelhantes

11-20 de 228

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.