TEORIAS DO CURRÍCULO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

MAPEAMENTO CONCEITUAL A PARTIR DA BIBLIOMETRIA

Autores

  • DEILA DA SILVA BARELI DE MORAES Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes)
  • CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE SOUZA Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

currículo, teoria do currículo, integração curricular, bibliometria, mapeamento de pesquisa

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar os resultados de um mapeamento das pesquisas acadêmicas sobre o currículo e suas conceitualizações teóricas. Busca identificar de que forma a integração curricular emerge dessas discussões. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo, em que foram realizadas análises bibliométricas por meio do pacote Bibliometrix do software R, extraídos da base de dados da Web of Science (WoS), tomando como recorte temporal o período de 2002 a 2022. Para a realização das análises foram utilizados os descritores “teoria” e “currículo”, tendo sido encontrados 115 trabalhos. Para a realização do presente estudo, foram tratadas as seguintes informações: redes de cocitações, autores mais relevantes, rede de coocorrência dos termos mais utilizados, evolução das publicações, mapa temático e evolução temática. Com base nos resultados, foi possível mapear os principais eixos de discussões sobre o tema, as redes de autoria, além de descrever as principais concepções abordadas. Verificou-se que as produções acadêmicas relacionadas ao campo teórico do currículo apresentam-se bastante tímidas e carecem ser melhor exploradas considerando sua relevância no campo educacional. Verificou-se, também, que as produções relativas às teorias do currículo são emergentes e possuem estreita ligação com temas relacionados ao conhecimento e às políticas de currículo. Quanto à integração curricular, as produções na área ainda são tratadas de forma periférica em relação ao campo teórico do currículo.

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Biografia do Autor

DEILA DA SILVA BARELI DE MORAES, Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes)

Doutoranda em Cognição e Linguagem (UENF). Mestre em Educação em Ciências e Matemática - IFES (2017). Especialista em Gestão de Escolas: Abordagem Administrativa e Pedagógica - PITÁGORAS (2006) e em Matemática - FERLAGOS (2002).Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática - FAFIA (1999). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Ifes - Campus de Alegre. 


CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE SOUZA, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Pós-doutorado em Sociologia Política - PPSP/UENF, Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ). Mestrado em Educação, pós-graduação em gerência de informática e pós-graduação em produção de software (UFJF). Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira, Licenciado em Pedagogia (UNISA) e Bacharel em Informática (CES/JF).Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado & Doutorado) Interdisciplinar em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF) desde março de 2008. Titular das disciplinas de Gestão Educacional, Pesquisa Educacional, Tecnologias Educacionais e Pesquisa Discente desde 2005 no Curso de Pedagogia /UENF. Ex Diretor da Rede Folkcom, Avaliador de cursos do Conselho Estadual de Educação (CEE/RJ). Avaliador de cursos e institucional do INEP/MEC, desde 2004. Avaliador Ad hoc CNPq. Associado a CEAD, ABED, INTERCOM, ABCIBER, ANINTER e a SBC. Atuou como Diretor Acadêmico em Universidade Privada. Tem experiência nas áreas da Educação (Gestão, Politica Educacional, Pesquisa Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação, EAD), Administração (SiG/ Gestão de Processos/ Gestão da Informação, Logística, Marketing e Gestão Empresarial), Inteligência Coletiva, entre outras. Autor de vários livros e artigos científicos nas áreas de Gestão Educacional, TICs, Educação e Ciberespaço e interdisciplinaridade

Publicado

2024-10-14

Como Citar

DA SILVA BARELI DE MORAES, D., & MEDEIROS DE SOUZA, C. H. (2024). TEORIAS DO CURRÍCULO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA: MAPEAMENTO CONCEITUAL A PARTIR DA BIBLIOMETRIA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45051

Edição

Seção

Artigos