TEORIAS DO CURRÍCULO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA
MAPEAMENTO CONCEITUAL A PARTIR DA BIBLIOMETRIA
Palavras-chave:
currículo, teoria do currículo, integração curricular, bibliometria, mapeamento de pesquisaResumo
O presente trabalho objetiva apresentar os resultados de um mapeamento das pesquisas acadêmicas sobre o currículo e suas conceitualizações teóricas. Busca identificar de que forma a integração curricular emerge dessas discussões. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo, em que foram realizadas análises bibliométricas por meio do pacote Bibliometrix do software R, extraídos da base de dados da Web of Science (WoS), tomando como recorte temporal o período de 2002 a 2022. Para a realização das análises foram utilizados os descritores “teoria” e “currículo”, tendo sido encontrados 115 trabalhos. Para a realização do presente estudo, foram tratadas as seguintes informações: redes de cocitações, autores mais relevantes, rede de coocorrência dos termos mais utilizados, evolução das publicações, mapa temático e evolução temática. Com base nos resultados, foi possível mapear os principais eixos de discussões sobre o tema, as redes de autoria, além de descrever as principais concepções abordadas. Verificou-se que as produções acadêmicas relacionadas ao campo teórico do currículo apresentam-se bastante tímidas e carecem ser melhor exploradas considerando sua relevância no campo educacional. Verificou-se, também, que as produções relativas às teorias do currículo são emergentes e possuem estreita ligação com temas relacionados ao conhecimento e às políticas de currículo. Quanto à integração curricular, as produções na área ainda são tratadas de forma periférica em relação ao campo teórico do currículo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.