O ESVAZIAMENTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Ana Santana Moreira Secretaria de Estado da Educação de Goiás
  • Emerson Pires da Silva Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer de Maracás
  • Wárica Santos Souza Universidade Federal de Goiás
  • Agustina Rosa Echeverría Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

DCN, BNCC, Formação Humana, Exclusão Social

Resumo

O presente artigo analisa o esvaziamento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCN) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem crítica inserida nos debates curriculares. Objetivamos analisar e refletir sobre as diretrizes para a educação de grupos pouco reconhecidos e considerados nas políticas educacionais curriculares, no sentido de fomentar o debate em torno dos processos de formação dos sujeitos que se pretende formar. As categorias de análise foram: 1) modalidades da educação e 2) eixos temáticos contemporâneos. A categoria 1 contempla seis subcategorias e a segunda abrange outras cinco. Os resultados apontam que há um silenciamento e um retrocesso na BNCC, no que tange a algumas modalidades e eixos temáticos que já tinham seus direitos assegurados na DCN. Em contrapartida, na BNCC, mesmo apresentando os princípios de igualdade e universalidade, os sujeitos são homogeneizados, sem considerar as diferenças e subjetividades que existem ou podem existir. Nos posicionamos em defesa de uma educação que, considerando efetivamente a diversidade e as profundas desigualdades da sociedade brasileira, advogue por uma formação omnilateral dos sujeitos na perspectiva da transformação social.

Biografia do Autor

  • Ana Santana Moreira, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

    Discente de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Física pela UFG. Especialista em Educação Matemática pela FABEC Brasil e Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à EJA com ênfase em Didática pelo IFRN. Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC/GO). Goiás, Brasil.

  • Emerson Pires da Silva, Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer de Maracás

    Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (UFG), Mestre em Educação Científica e Formação de Professores (UESB), Especialista em Mídias na Educação (UESB), Licenciado em Física (UESC) e Bacharel em Administração (FTC). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer (SEMEC) – Maracás (BA).

  • Wárica Santos Souza, Universidade Federal de Goiás

    Discente de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Química pela IFG-Campus Inhumas.

  • Agustina Rosa Echeverría, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação – UNICAMP, Bacharel Licenciada e Mestre em Química pela Universidade da Amizade dos Povos de Moscou – Rússia. Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Publicado

2024-10-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ESVAZIAMENTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45142

Artigos Semelhantes

1-10 de 125

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.