O ESVAZIAMENTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Ana Santana Moreira Secretaria de Estado da Educação de Goiás
  • Emerson Pires da Silva Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer de Maracás
  • Wárica Santos Souza Universidade Federal de Goiás
  • Agustina Rosa Echeverría Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

DCN, BNCC, Formação Humana, Exclusão Social

Resumo

O presente artigo analisa o esvaziamento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCN) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem crítica inserida nos debates curriculares. Objetivamos analisar e refletir sobre as diretrizes para a educação de grupos pouco reconhecidos e considerados nas políticas educacionais curriculares, no sentido de fomentar o debate em torno dos processos de formação dos sujeitos que se pretende formar. As categorias de análise foram: 1) modalidades da educação e 2) eixos temáticos contemporâneos. A categoria 1 contempla seis subcategorias e a segunda abrange outras cinco. Os resultados apontam que há um silenciamento e um retrocesso na BNCC, no que tange a algumas modalidades e eixos temáticos que já tinham seus direitos assegurados na DCN. Em contrapartida, na BNCC, mesmo apresentando os princípios de igualdade e universalidade, os sujeitos são homogeneizados, sem considerar as diferenças e subjetividades que existem ou podem existir. Nos posicionamos em defesa de uma educação que, considerando efetivamente a diversidade e as profundas desigualdades da sociedade brasileira, advogue por uma formação omnilateral dos sujeitos na perspectiva da transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Santana Moreira, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Discente de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Física pela UFG. Especialista em Educação Matemática pela FABEC Brasil e Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à EJA com ênfase em Didática pelo IFRN. Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC/GO). Goiás, Brasil.

Emerson Pires da Silva, Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer de Maracás

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (UFG), Mestre em Educação Científica e Formação de Professores (UESB), Especialista em Mídias na Educação (UESB), Licenciado em Física (UESC) e Bacharel em Administração (FTC). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer (SEMEC) – Maracás (BA).

Wárica Santos Souza, Universidade Federal de Goiás

Discente de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Química pela IFG-Campus Inhumas.

Agustina Rosa Echeverría, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação – UNICAMP, Bacharel Licenciada e Mestre em Química pela Universidade da Amizade dos Povos de Moscou – Rússia. Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Santana Moreira, A., Pires da Silva, E., Santos Souza, W. ., & Rosa Echeverría, A. (2024). O ESVAZIAMENTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45142

Edição

Seção

Artigos