Em educação histórica, a memória não vale a razão!

Autores

  • Christian Laville

Palavras-chave:

Memória, História, Ensino da história

Resumo

Há alguns anos a memória, em suas diversas formas, parece encontrar-se em todod lugar, tanto no espaço p´´ublico quanto no campo específico da história. Agora, percebe-se que a memória está rondando o ensino da história. Agora, percebe-se que a memória está rodando o ensino da história. Qual proveito poder-se-ia esperar da memória? Após lembrar a concepção que se tem habitualmente  da educação histórica e dos seus objetivos, o artigo examina, primeiramente, o lugar e o papel da memória no campo histórico e, em seguida, o que poderia ser a a sua contribuição para o ensino da história. Em conclusão, veremos que as vantagens da contribuição da memória não são tão evidentes e que, considerando o que se espera atuamente do ensino da história, precisaríamos provavelmente desconfiar de seus possíveis efeitos adversos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Em educação histórica, a memória não vale a razão!. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];21(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45173