Em educação histórica, a memória não vale a razão!
Palavras-chave:
Memória, História, Ensino da históriaResumo
Há alguns anos a memória, em suas diversas formas, parece encontrar-se em todod lugar, tanto no espaço p´´ublico quanto no campo específico da história. Agora, percebe-se que a memória está rondando o ensino da história. Agora, percebe-se que a memória está rodando o ensino da história. Qual proveito poder-se-ia esperar da memória? Após lembrar a concepção que se tem habitualmente da educação histórica e dos seus objetivos, o artigo examina, primeiramente, o lugar e o papel da memória no campo histórico e, em seguida, o que poderia ser a a sua contribuição para o ensino da história. Em conclusão, veremos que as vantagens da contribuição da memória não são tão evidentes e que, considerando o que se espera atuamente do ensino da história, precisaríamos provavelmente desconfiar de seus possíveis efeitos adversos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.