Em educação histórica, a memória não vale a razão!

Autores

  • Christian Laville

Palavras-chave:

Memória, História, Ensino da história

Resumo

Há alguns anos a memória, em suas diversas formas, parece encontrar-se em todod lugar, tanto no espaço p´´ublico quanto no campo específico da história. Agora, percebe-se que a memória está rondando o ensino da história. Agora, percebe-se que a memória está rodando o ensino da história. Qual proveito poder-se-ia esperar da memória? Após lembrar a concepção que se tem habitualmente  da educação histórica e dos seus objetivos, o artigo examina, primeiramente, o lugar e o papel da memória no campo histórico e, em seguida, o que poderia ser a a sua contribuição para o ensino da história. Em conclusão, veremos que as vantagens da contribuição da memória não são tão evidentes e que, considerando o que se espera atuamente do ensino da história, precisaríamos provavelmente desconfiar de seus possíveis efeitos adversos.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Laville, . C. (2023). Em educação histórica, a memória não vale a razão!. Educação Em Revista, 21(41). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45173

Edição

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