A Hora de Leitura Pedagógica como estratégia de divulgação da renovação pedagógica no Rio Grande do Sul

Autores

  • Eliane Peres

Palavras-chave:

Leitura Pedagógica, Professoras primárias, Renovação pedagógica

Resumo

Analiso neste trabalho a Hora de Leitura Pedagógica, instituída no Rio Grande do Sul pela Secretaria de Educação em 1937. Argumento que essa prática de leitura, extensiva a todas as diretoras e professoras primárias das zonas urbana e rural do estado, tinha como objetivo principal a divulgação das idéias da escola renovada. A análise tem como referência principal o Livro de Atas da Hora de Leitura Pedagógica (327 atas entre os anos de 1939 e 1968) de uma escola pública primária do interiror do estado gaúcho, além de comunicados e circulares expedidos pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) e entrevistadas com antigas professoras primárias. 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Peres, E. (2023). A Hora de Leitura Pedagógica como estratégia de divulgação da renovação pedagógica no Rio Grande do Sul. Educação Em Revista, 21(41). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45220

Edição

Seção

Artigos