A contribuição e os reflexos do sistema de avaliação da educação básica na sala de aula: o caso Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE

Autores/as

  • Beatrice Laura Carnielli; Magali de Fátima Evangelista Machado

Palabras clave:

Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, SIMAVE

Resumen

O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com uma amostra de professores do Estado de Minas Gerais sobre o conhecimento dos mesmos a respeito da SIMAVE e se eles utilizam os resultados do Programa no seu fazer pedagógico. Inicialmente, realiza-se um breve histórico sobre a introdução dos sistemas nacionais de avaliação na Ámerica Latina e no Brasil para, em seguida, enfocar o caso específico da avaliação da educação básica em Minas Gerais. A pesquisa constatou uma notável discrepância de conhecimento, discussão e apropriação dos resultados do SIMAVE entre os professores da capital e do interior. Constatou também a falta de uma divulgação adequada dos resultados do SIMAVE, de forma a possibilitar que este programa de avaliação cumpra sua função de identificar problemas e levar à discussão de soluções no âmbito da educação básica.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Beatrice Laura Carnielli; Magali de Fátima Evangelista Machado. (2023). A contribuição e os reflexos do sistema de avaliação da educação básica na sala de aula: o caso Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE. Educação Em Revista, 21(42). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45248