A construção do gênero e o brincar na Educação Infantil

Autores

  • Vera Maria Moreira Kude
  • Luciane Knüppe
  • Margarete Barbosa Plentz

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Gênero, Brincar, Educação Infantil, Construção da Identidade, Separação de Gênero

Resumo

Estudos mostram que crianças em idade pré-escolar apresentam tendência de se auto-segregar de acordo com o gênero, e que essa segregação leva ao desenvolvimento de diferentes conjuntos de habilidades sociais, estilos, expectivas e preferências. Com base nessas premissas e com o propósito essencial de obter subsídios para a compreensão do fenômeno das diferenças de gênero, os objetivos deste estudo foram: investigar as especificidades do brincar, as semelhanças e diferenças nos modos de brincar de meninos e meninas, na Educação Infantil, bem como descrever as brincadeiras, tanto em grupos do mesmo sexo quanto em grupos mistos, e investigar se as pessoas adultas induzem as brincadeiras tipificadas de sexo. Os dados foram coletados em instituições de Educação Infantil que atendem crianças de 4 a 6 anos. Os resultados mostram que: ocorre segregação entre meninos e meninas, devido à preferência de objetos de brincar diferentes; há interação entre ambos nas atividades não-tipificadas sexualmente; há influência das pessoas adultas na separação de gênero nas brincadeiras; as meninas organizam a brincadeira, despendem mais tempo na mesma atividade de brincar e tendem a excluir os meninos no momento da organização; os meninos são mais turbulentos, agitados e inquietos no brincar.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Kude, V. M. M., Knüppe, L., & Plentz, M. B. (2023). A construção do gênero e o brincar na Educação Infantil . Educação Em Revista, 20(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45263

Edição

Seção

Artigos