Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos

Autores

  • Maria Teresa Gonzaga Alves; José Francisco Soares,

Palavras-chave:

Efeito esola, Efeito turma

Resumo

Este estudo mediu o efeito -escola no desempenho acad~emico dos alunos de sete escolas públicas que atendem a comunidades vizinhas relativamente homogêneas do ponto de vista socioeconômico. O efeito-escola foi mensurado através da identificação da parte do progresso dos alunos que pode ser atribuída às escolas. A pesquisa coletou dados longitudinais junto a todas as turmas de 5° série do Ensino Fundamental no início e no final do ano letivo. Os alunos responderam a testes de Português (leitura) e Matemática e preencheram um questionário sobre suas características demográficas, socioeconômicas e culturais, itens sobre o pecursor escolar e hábitos de estudo. Também foram realizadas entrevistas com profissionais das escolas e com familiares dos alunos com o objetivo de contextualizar os resultados obtidos com os instrumentos quantitativos. Os resultados revela, que o efeito-escola se estrutura pela forma como as escolas organizam os alunos em turmas. A formação das turmas por nível de habilidade impacta não apenas o nível de desempenho dos alunos, mas também as diferenças entre taxas de progresso observadas durante o estudo. Os critérios de formação de turmas contribuem para que pequenas diferenças entre os alunos se transformem em grandes diferenças
entre os grupos e acirrem a estratificação escolar de uma forma mais ampla.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Maria Teresa Gonzaga Alves; José Francisco Soares,. (2023). Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação Em Revista, 23(45). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45435

Edição

Seção

Artigos