A mudança no modelo de ensino e de formação na engenharia

Autores

  • Leandro Palis Silva; Sálua Cecílio

Palavras-chave:

Modelo de Formação, Ensino na Engenharia, Mudança

Resumo

O desenvolvimento acelerado das indústrias não só faz com que o mercado de
trabalho cada vez mais exija dos profissionais qualificação e eficiência, mas requer uma retomada das relações entre esse cenário e o que está posto como modelo de ensino e de formação dos engenheiros. Trata-se, então, de discutir como as mudanças apresentadas pela sociedade têm se refletido no processo de formação do profissional de engenharia, e vice-versa. O propósito deste artigo é apresentar uma breve análise de como a mudança do mercado de trabalho está influenciando a formação de engenheiros. O ensino nas engenharias ainda está distante de um modelo adequado. Para que haja uma melhoria, é necessária uma mudança no modelo de ensino tradicional, embasado nas experiências de profissionais que atuam no mercado de trabalho. Não é possível supor de imediato que
essas medidas e a absorção da noção de competência pelas instituições educacionais sejam simplesmente um reflexo do mundo do trabalho. A incorporação das mudanças é lenta e depende de fatores que extrapolam o âmbito da escola. Elas estão na dependência das políticas públicas que orientam a formação dos docentes e dos recursos relacionados às instituições que vão operacionalizá-las.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Leandro Palis Silva; Sálua Cecílio. (2023). A mudança no modelo de ensino e de formação na engenharia. Educação Em Revista, 23(45). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45445

Edição

Seção

Artigos