Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas

Autores

  • Guacira Lopes Louro

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Corpo, Poder

Resumo

É intolerável conviver com um sistema de leis, de normas e de preceitos jurídicos, religiosos, morais ou educacionais que discriminam sujeitos porque seu modo de ser homem ou de ser mulher, suas formas de expressar seus desejos e prazeres não correspondem àquelas nomeadas como "normais". Esse é um sentimento comum entre as estudiosas/osque sabem da relevância de se refletir sobre questões de gênero e
sexualidade. No entanto, embora sejam inegáveis as afinidades políticas entre os/as intelectuais que se dedicam a tais estudos, são muitas e distintas as formas de conceber o que fazer face a tal horizonte político. A diversidade teórica e metodológica, bem como a pluralidade de práticas pedagógicas ou de intervenção, são discutidas e compreendidas, neste artigo, como indicadoras da vitalidade desses campos disciplinares, simultaneamente teóricos e políticos. Conceitos recorrentes, tais como gênero, sexualidade, corpo e poder são contemplados nesta análise.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Guacira Lopes Louro. (2023). Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação Em Revista, 23(46). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45528

Edição

Seção

Dossiê: Gênero, sexualidade e educação