Sexos, sexualidades e gêneros

Autores

  • Jimena Furlani

Palavras-chave:

Educação sexual, Gênero e sexualidade, Currículo e formação de educadoras/res.

Resumo

Apresento um exercício de análise cultural, a partir da frase "Que bicho é esse?" - do livro paradidático infantil (Lopes, 2000) para se referir a "sexo" e "sexualidade". Problematizo as potencialidades reflexivas da Educação Sexual tendo como referência a "Pedagogia dos Monstros" (Cohen, 2000) e a "desconstrução" como método analítico, articulando-as com teorizações nos campos dos Estudos Culturais e Feministas, sob a perspectiva pós-estruturalista de análise. Na Escola "os sexos", "as sexualidades" e "os gêneros" podem ser pensados como "monstros curriculares", assim como todo assunto marcado pela polêmica, pela provisoriedade, pela normalização. Como fenômeno metafórico cultural
"os monstros" subordinam-se aos padrões hegemônicos da cultura normativa ao mesmo tempo em que resistem a eles. Essa resistência permite que, na Educação Sexual, os processos constituintes da normalidade e da desigualdade possam ser permanentemente postos em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Furlani, J. (2023). Sexos, sexualidades e gêneros. Educação Em Revista, 23(46). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45566

Edição

Seção

Dossiê: Gênero, sexualidade e educação