FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.45583

Palavras-chave:

financeirização da educação, ensino superior, mercantilização da educação, trabalho docente, precarização

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como as demandas e as lógicas próprias ao mercado financeiro refletem-se na atividade laboral de professores que atuam no ensino superior privado e financeirizado no Brasil, indetificando elementos que contribuam com o debate acerca das implicações cotidianas da financeirização na atividade de professores. A partir de pesquisa exploratória com professoras e professores inseridos no contexto da financeirização do ensino superior e da posterior análise de conteúdo das respostas obtidas, mostrou-se que a financeirização aprofunda o processo de transformação do trabalho docente iniciado pela mercantilização da educação. Para além da precarização e da intensificação do trabalho, reflexos de elementos da financeirização tais como a preferência pela liquidez e pela rentabilidade a curto prazo, a financeirização reconfigura o trabalho docente e de gestão da educação, aumentando a padronização, ampliando a distância entre a gestão e o trabalho docente e introduzindo novos papéis relacionados à gestão das aparências dentro dessas organizações e à consequente auto-comercialização e auto-promoção dos professores.

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Biografia do Autor

  • Maria Ângela Cláuver de Lucena, Take Blip

    Maria Ângela Cláuver de Lucena, Engenheira de Produção, Designer de Produtos em Take Blip. Suas áreas de interesse são: gestão da inovação, desenvolvimento de produtos, organização do trabalho e financeirização da produção. Contato: 31 3409 4896

  • Marina Quirino Magalhães , UFMG

    Marina Quirino Magalhães, Engenheira de Produção, Analista de Sucesso do Cliente. Áreas de interesse: ergonomia, organização do trabalho, Gestão de produto, inovação, financeirização da produção. Contato: ++ 55 31 34094896

  • Ana Valéria Carneiro Dias, Departamento de Engenharia de Produção/UFMG

    Engenheira de `Produção, mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, com estudos na École Nationale des Ponts et Chaussées. Pesquisadora convidada na Université de Bordeaux IV, de 2018 a 2019. Professora associada do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de interesse principais são: organização do trabalho, gestão da inovação, organização para inovação, estudos críticos de inovação, financeirização da produção e da inovação, gestão de operações de serviços privados e públicos.

Publicado

28-07-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE. edur [Internet]. 28º de julho de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45583